domingo, 17 de fevereiro de 2008

Restaurante Florianópolis


Um dos melhores restaurantes de Florianópolis é a Macarronada Italiana, indico a todos que visitarem a cidade, a provar o filé à parmegiana. Vou contar um pouco da história deste restaurante :

Em 1979, o italiano Ézio Giannino Librizzi chegava a Florianópolis, uma região influenciada pela cultura e costumes açorianos. Seguindo os passos dos tios, já instalados em Balneário Camboriú, Librizzi inaugurou a primeira Macarronada Italiana em Florianópolis, no antigo campo do Avaí, onde hoje é o Beiramar Shopping. Em 1983, a casa mudou-se para uma construção mais ampla com entrada para a Avenida Beiramar Norte e a Rua Bocaiúva. Hoje, 26 anos depois, a Macarronada Italiana é referência de boa comida na cidade, tanto para turistas como para os moradores da Capital que há mais de duas décadas testemunham a qualidade e a personalidade da comida de Ézio Giannino Librizzi.

Ézio Librizzi é um exemplo de chef que ainda se mantém totalmente fiel à cozinha italiana. O pioneirismo e a realização de trabalhos de destaque sempre fizeram parte da vida profissional de Librizzi . Nascido na pequena cidade de Varano Borghi, na província de Varese (divisa com a Suíça), imigrou para o Brasil aos 25 anos de idade e trouxe para a Capital catarinense um conceito de comida italiana até então desconhecido: as receitas do mediterrâneo. Contrariando o tradicional frango e polenta, Librizzi apresentou aos catarinenses e turistas uma mistura de massas e frutos do mar que deu certo.

A Macarronada Italiana é considerada um dos restaurantes mais tradicionais de Florianópolis. Aproveitando a grande oferta de frutos do mar no litoral catarinense, o chef Librizzi consolidou a cozinha mediterrânea na capital catarinense e uniu num mesmo prato duas de suas grandes paixões: a massa e os frutos do mar, principalmente a ostra. O prato Tagliarini al Cartoccio Mari e Monti que faz sucesso entre os turistas e os manezinhos, é uma das inúmeras criações de Librizzi . O segredo, segundo o Chef, está no molho de frutos do mar.

Além do cardápio criativo, a Macarronada Italiana conquista seus clientes pelo ambiente agradável e aconchegante. Em um amplo salão decorado com imagens e objetos típicos da Itália o cliente pode degustar uma saborosa refeição ouvindo ao fundo músicas também características do país europeu.

Além das atividades de chef em sua Macarronada Italiana, Ézio Librizzi é vice-cônsul honorário da Itália em Florianópolis há 16 anos. Durante todo este tempo, Librizzi preocupou-se em integrar os imigrantes italianos à comunidade catarinense e em divulgar os costumes, a cultura e a tradição de sua terra natal, apoiando ações culturais. As iniciativas renderam-lhe a Comenda Cavaliere dell' Ordine della Republica. O título, que é concedido pelo governo da Itália aos genuínos representantes de sua cultura ao redor do mundo, é entregue para poucas pessoas. Apenas três pessoas no Brasil – incluindo Librizzi – receberam a homenagem no ano de 2001.

Nenhum comentário: